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sábado, 30 de abril de 2011

CONDORCET (1743-1794)

            Matemático preconizava uma Educação que contribuísse para a liberdade de pensamento. Foi um dos últimos iluministas.
Condorcet acreditava que a perfeição só seria alcançada com a educação. Era um dos líderes ideológicos da revolução Francesa, vindo com o fim desta a ocupar uma cadeira de deputado pela cidade de Paris, na Assembléia Nacional. Ajudou a estruturar uma nova Educação. Por intermédio dele, a criação do modelo da escola do Estado - Nação: única, pública, gratuita, e universal.
Condorcet tinha uma concepção de sociedade democrática muito avançada, que incluía todas as pessoas, sem exceção. Ele foi um dos pioneiros na defesa de um ensino igual para homens e mulheres e também do voto feminino, que a maioria dos revolucionários não aceitava. Em discursos e escritos, argumentava contra a discriminação a protestantes e judeus, e pregava o fim da escravidão e o direito de cidadania dos negros.
Educação, dizia Condorcet, era uma questão política, e deveria ser para todos e oferecer a possibilidade de desenvolvimento dos talentos individuais. A sociedade justa seria baseada no mérito de cada um.
Condorcet dava à Matemática e à Ciência um peso especial e defendia que fossem aprendidas por todos.
O marquês planejou uma escolarização em graus. Cada cidade teria uma escola de primeiro grau de quatro anos. Num primeiro momento, o segundo grau ficaria a cargo de instituições em regiões - pólo, que centralizariam o atendimento. Já os poucos cursos superiores estariam nos centros mais populosos.
Referências:
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/luz-revolucao-francesa-escola-432180.shtml

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