Pesquisar este blog

domingo, 12 de junho de 2011

Juliane e Damares

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE
WINGEOM NO ENSINO DE
GEOMETRIA


 Minicurso coordenado pelas profesoras: Carise Elisane Schmidt e Marcia Regina Piovesan,  no II CNEM(Congresso Nacional de Educação Matemática) e IX EREM( Encontro Regional de Educação Matemática) em Ijuí, nos dias 07 a 10 de junho de 2011. No qual nos acadêmicas Damares e Juliane participamos, e achamos muito interessante. Estamos publicando no nosso blog para quem tiver interesse, vale a pena conferir, é um programa muito legal, para tornar as aulas de matemática (geometria) mais dinâmicas, e os alunos vão adorar.

 O QUE É: 
⇒ Uso de tecnologias da informação no
ensino de matemática
⇒ Softwares educacionais livres
⇒ Metodologia alternativa
⇒ Geometria dinâmica


WINGEOM:
Software de geometria dinâmica, de
domínio público, disponível para o
Windows e com versão em português.
http://math.exeter.edu/rparris/wingeom.html


RECURSOS BIDIMENSIONAIS DO WINGEOM:
⇒ Construções geométricas e analíticas (pontos, reta,
ângulo, circunferência, elipse,…)
⇒ Construções (divisão de segmentos e de ângulos,
paralelas, pontos notáveis num triângulo, circunferências
inscritas e circunscritas,…)
⇒Unidades (triângulos, polígonos, cônicas)
⇒ Transformações (translação, rotação, dilatação,
contração, reflexão,…)
⇒ Edições (legenda, realce, coordenada, cor, espessura,
estilo,…)
⇒Medidas (comprimento, perímetro, ângulo, área,…)
⇒Animações (individual, simultânea, traços,…)
⇒Movimentos (aproximar, afastar, girar,…)


RECURSOS TRIDIMENSIONAIS DO WINGEOM:
face, ângulo diedral, esfera, cone, tronco, cilindro, disco,…)
⇒ Construções (coordenadas relativas, alturas, cortes por
planos, intersecções,…)
⇒ Unidades (poliedros, superfícies, polígonos regulares,
cônicas,…)
⇒Transformações (translação, rotação, dilatação,…)
⇒ Edições (legenda, realce, coordenada, cor, transparência,
espessura,…)
⇒Medidas (comprimento, ângulo diedral, área,…)
⇒Animações (individual, simultânea, traços,…)
⇒Movimentos (aproximar, afastar, girar,…)



Nenhum comentário:

Postar um comentário