Pesquisar este blog

domingo, 12 de junho de 2011

Juliane e Damares

Matemática

A aprendizagem da Matemática consiste em criar estratégias que possibilitam 
ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas de modo 
a tornar-se capaz de estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e criar. Desse 
modo, supera o ensino baseado apenas em desenvolver habilidades, como calcular 
e resolver problemas ou fixar conceitos pela memorização ou listas de exercícios.
A ação do professor é articular o processo pedagógico, a visão de mundo 
do aluno, suas opções diante da vida, da história e do cotidiano.


[...] aprender Matemática é mais do que manejar fórmulas, saber fazer contas ou marcar x nas 
respostas: é interpretar, criar significados, construir seus próprios instrumentos para resolver 
problemas, estar preparado para perceber estes mesmos problemas, desenvolver o raciocínio 
 lógico, a capacidade de conceber, projetar e transcender o imediatamente sensível. (PARANÁ, 
1990, p. 66)




A efetivação desta proposta requer um professor interessado em desenvolverse intelectual e profissionalmente e em refletir sobre sua prática para tornar-se 
um educador matemático e um pesquisador em contínua formação. Interessa-lhe, 
portanto, analisar criticamente os pressupostos ou as ideias centrais que articulam 
a pesquisa ao currículo, a fim de potencializar meios para superar desafios 
pedagógicos.
Postado por Damares
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário