Matemática
A aprendizagem da Matemática consiste em criar estratégias que possibilitam
ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas de modo
a tornar-se capaz de estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e criar. Desse
modo, supera o ensino baseado apenas em desenvolver habilidades, como calcular
e resolver problemas ou fixar conceitos pela memorização ou listas de exercícios.
A ação do professor é articular o processo pedagógico, a visão de mundo
do aluno, suas opções diante da vida, da história e do cotidiano.
[...] aprender Matemática é mais do que manejar fórmulas, saber fazer contas ou marcar x nas
respostas: é interpretar, criar significados, construir seus próprios instrumentos para resolver
problemas, estar preparado para perceber estes mesmos problemas, desenvolver o raciocínio
lógico, a capacidade de conceber, projetar e transcender o imediatamente sensível. (PARANÁ,
1990, p. 66)
A efetivação desta proposta requer um professor interessado em desenvolverse intelectual e profissionalmente e em refletir sobre sua prática para tornar-se
um educador matemático e um pesquisador em contínua formação. Interessa-lhe,
portanto, analisar criticamente os pressupostos ou as ideias centrais que articulam
a pesquisa ao currículo, a fim de potencializar meios para superar desafios
pedagógicos.
Postado por Damares
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
MATEMÁTICA - http://www.matematica.seed.pr.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário