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terça-feira, 10 de maio de 2011

Evolução do Pesamento Pedagógico 2ª parte Grupo 3

A evolução do pensamento pedagógico, através de seus principais autores, reflete também, a imagem da evolução da educação através do tempo e influência que a sociedade teve no processo educacional.
SÓCRATES ( 469 – 399) Sócrates não deixou nada escrito, pois tinha como método de educação o diálogo. Com ele o ser humano voltou-se pra si mesmo, sua preocupação era levar as pessoas por meio do autoconhecimento à sabedoria e a prática do bem. Ele preocupava-se não só com a verdade, mas com o modo de chegar a ela. Através de seus pensamentos surgiram duas vertentes: idealismo e realismo.
IDEALISMO Tendência que reduz toda a experiência humana ao pensamento. Toma como ponto de partida para a reflexão o sujeito. Onde tudo que existe teve um sentido mental. O conceito idealismo tem duas grandes acepções. Por um lado, a capacidade da inteligência para idealizar. Por outro lado, o idealismo é uma corrente filosófica que considera a ideia como sendo o princípio do ser e do conhecer.

REALISMO é uma teoria filosófica que declara que o sujeito no ato de conhecer, capta o objeto que lhe é exterior e independente, o objeto do conhecimento não faz parte do sujeito e pode ser conhecido na sua realidade e independência. A possibilidade da realidade não ser tal e qual como nos aparece em virtude de elementos do sujeito que interferem no conhecimento. A percepção é comum a vários indivíduos, o que só é possível se existirem os objetos.

PLATÃO ( 427- 347 a.C) Previa um sistema de ensino que era: formarem sábios e encontrar a virtude, era a formação do homem moral vivendo em um estado justo. Pensava numa educação de busca continuada da virtude, justiça e verdade. “Pense sobre o próprio pensar.” Método: é a dialética (contra posição de uma opinião com a crítica que podemos fazer.)
NEOPLATONISMO Rejeitava o conceito do mal, acreditava-se apenas em graus de imperfeição, na carência da prática do bem. Algumas virtudes podiam ser obtidas através do exercício constante da meditação filosófica.
ARISTÓTELES (384 -322 a.C.)- Fundador da lógica, ao lado de Platão, foi o pensador mais influente da filosofia ocidental de todos os tempos. Sua obra tem grande influencia na teologia cristã da Idade Média. Para ele, na escola, o principio da aprendizagem seria a imitação. Fundou o Liceu, negava a existência de um mundo supra-real e desenvolveu o silogismo.
TOMISMO- correntes de pensamentos adotadas pela Escolástica, ou seja, pela tentativa de conciliar razão e fé. Foi de grande importância no combate ao protestantismo quando ocorreu.
SANTO AGOSTINHO ( 354-430) O idealizador da revelação divina. Afirma que o homem só tem conhecimento quando iluminado por Deus. À ele se deveu a criação de uma filosofia que deu suporte racional ao cristianismo. Defendia que a educação e catequese se equivaliam. A ideia principal é que o professor mostra o caminho e o aluno adota assim o saber brota.
TOMÁS DE AQUINO (1225-1274) Doutor da Igreja inverteu prioridades no pensamento medieval, dando ênfase ao mundo real e ao aprendizado pelo raciocínio. Nessa época, houve uma miscigenação cultural, com os sábios árabes adentrando à Europa. Conciliou fé com pensamento de Aristóteles.
ERASMO DE ROTERDÃ (1469 - 1536) Anunciou o fim da predominância religiosa na educação. Defendeu a importância da leitura dos clássicos, a liberação da criatividade e da vontade do ser humano.
REFORMA Martinho Lutero não concordava com os moldes da igreja, em que ela tinha o monopólio da educação, ele propõe a descentralização do saber, em que a educação tinha que ser de acesso á todos.
MARTINHO LUTERO ( 1483 – 1546) Autor do conceito de educação útil. Dizia que a educação e o saber tinham que ser acesso de todos. Formulou o sistema público que serviu de modelo para a escola moderna do ocidente: fundamental, médio e superior.
CONTRA- REFORMA Foi uma manifestação de parte da Igreja contra a reforma proposta por Lutero.
FRANÇOIS REBELAIS (1495 - 1593) Pensou e viveu a educação física. Para ele o corpo era o centro da ação educativa. Era a favor da mistura de classes sociais e tinha crença no poder da educação para transformar o homem e a sociedade.
MICHEL MONTAGINE (1533 - 1592) Pregava a interiorização, a dúvida e pontos de vista como foco de uma boa formação. Foi na ultima fase da Renascença que Montagine chegou a vida adulta trazendo a dúvida e o ceticismo. Inaugurou o gênero literário " ensaio". Na educação, ele dizia que as crianças devem ser educadas longe dos pais, para obter formação de seus próprios julgamentos.
JESUÍTAS (1539) Os jesuítas seguiram a mesma forma de pensar de Santo Agostinho, colocando a igreja como a fonte de ensinamento para a burguesia, assim nem todos tinham acesso à educação. Os jesuítas pregaram a obediência total à doutrina da igreja Católica com o objetivo de catequizar.
HUMANISMO- no século XV o feudalismo começa a se desintegrar e surge então o humanismo, que enfatiza o valor da razão humana. São Cristãos, mas defendem que, antes de apelar para Deus o Homem tem de valorizar sua humanidade, razão e força natural.
EMPIRISMO - Defende a ideia de que somente as experiências são capazes de gerar conhecimento. As teorias das ciências devem ser formuladas e explicadas a partir da observação do mundo da prática e das experiências científicas.
FRANCIS BACON (1561 - 1626) Afirmou um mundo transcendente e cristão. Seu lema era que se vivia melhor na vida oculta. Iniciou o empirismo. Contestava Aristóteles e a Escolástica na construção da ciência da natureza. Achava que os pais deveriam escolher a profissão para os filhos.
COMÊNIO (1592 – 1670) O pai da didática moderna. Foi o primeiro a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança. A prática escolar deveria imitar os processos da natureza. A maior contribuição dele para a educação nos dias de hoje é trazer a realidade social para a sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos.
RENÉ DESCARTES (1596 – 1650) Recebeu uma educação jesuítica, mas decepcionou-se com os ensinamentos que recebeu e decidiu buscar a ciência por conta própria. Defendia que a dúvida é o primeiro passo para se chegar ao conhecimento. A única verdade que ele tinha livre de qualquer dúvida era: meus pensamentos existem. Disso surge uma das suas frases mais conhecidas: Penso, logo existo.
MATERIALISMO: É a concepção filosófica que trata o ser, a realidade material, como o elemento que determina o nosso pensamento, as nossas ideias e a nossa vida. É subdividido em dois grupos: Dialético e Histórico
EVOLUCIONISMO A teoria da evolução busca explicar o mecanismo que propiciou a imensa variedade de seres vivos que compõem a biosfera. Em outras palavras, a teoria afirma que as espécies animais e vegetais não são imutáveis.
NATURALISMO A partir da Idade Moderna (século XVII ), surge a filosofia de Descartes e Locke. Radicalização do realismo baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o individuo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. Propunha para a criança a valorização de atividades espontâneas, o retorno da vida ao ar livre.
JHON LOCKE (1632 - 1704) Um dos lideres do empirismo e ideólogo do liberalismo e iluminismo. Para Locke, a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções e especulações. As experiêcia é vão formando o conhecimento e a personalidade. O aprendizado deveria ser de fora pra dentro. Defendeu a separação da Igreja e do Estado e o Liberalismo religioso
JEAN JACQUES ROUSSEAU ( 1712 – 778) Defende principalmente a liberdade e igualdade. O homem é bom por natureza, mas está submetido a influência corruptora da sociedade.
Desenvolveu a teoria de que a criança deve ter as características próprias preservadas, sem, receber influências da sociedade, que quer moldar sua educação de acordo com seus interesses.
IMMANUEL KANT (1724 -1854) Adaptou a ideia de uma filosofia crítica, cujo objetivo primário era criticar as limitações das nossas capacidades intelectuais. Kant foi um dos grandes construtores de sistema, levando a cabo a ideia critica nos seus estudos da metafísica, ética e estética.
CONDORCET (1743-1794) Matemático preconizava uma Educação que contribuísse para a liberdade de pensamento. Foi um dos últimos iluministas. Condorcet acreditava que a perfeição só seria alcançada com a educação e ajudou a estruturá-la. Por intermédio dele, a criação do modelo da escola do Estado - Nação: única, pública, gratuita, e universal. Ele foi um dos pioneiros na defesa de um ensino igual para homens e mulheres e também do voto feminino. Planejou escolarização em graus.
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746 -1827 ) Origem na ideologia republicana discutida intensamente na segunda metade do século XVIII na Suíça. Exerceu grande influência no pensamento educacional e foi um grande adepto da educação pública.
Democratizou a educação, proclamando ser direito absoluto da criança ter plenamente desenvolvidos os poderes dados por Deus.
GEORG W. FRIEDRICH HEGEL (1770 – 1831) Foi filosofo da totalidade, do saber absoluto, do fim da história, da dedução de toda a realidade a partir do concreto.
JOHANN F. HERBART (1776-1884) Nasceu na Alemanha, filósofo e pedagogo, num período em que os expoentes da cultura e da filosofia alemãs estavam próximas do apogeu. Foi o primeiro a elaborar uma pedagogia que pretendia ser uma ciência da educação.
FRIEDRICH WILHEIM FROEBEL (1782 -1852) Froebel escreveu suas principais obras durante a Revolução Francesa, Revolução Industrial, as Guerras Napoleônicas e as Revoluções de 1848. A essência de sua pedagogia são as ideias de atividade e liberdade, baseando-se na evolução natural da criança.
CHARLES DARWIN (1809 – 1882), que pôs em evidência o papel da seleção natural no mecanismo da evolução. Através deste processo de seleção natural, as espécies tendem, lentamente, a ir sofrendo transformações, tornando-se cada vez mais adaptadas às mudanças impostas pelo meio.
KARL MARX (1818 - 1883) Um dos mais influentes de todos os tempos, conhecido como filósofo da revolução , lutava pela libertação do proletariado e derrubada da propriedade privada burguesa.
HERBERT SPENCER (1820 – 1903) Filósofo inglês e um dos representantes do positivismo. Admirador de Charles Darwin e autor da expressão sobrevivência do mais apto, aplicou à sociologia ideias que retirou das ciências naturais, criando um sistema de pensamento muito influente a seu tempo. Spencer defendeu o ensino da ciência para formar adultos competitivos.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Colaboram para o entendimento dos processos biológicos e culturais. O Professor que compreende o modo de agir e pensar da criança obterá uma melhor qualidade de trabalho.
FENOMENOLIGIA No século XX surge a fenomenologia, afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos. Os objetos da fenomenologia são dados absolutos apreendidos em instituição pura, com o propósito de descobrir estruturas essenciais dos atos e as entidades objetivas que correspondem a elas.
EDUCAÇÃO PROGRESSIVA A educação progressista consiste no crescimento constante da vida, à medida que aumentamos nosso conteúdo da experiência e o controle que exercemos sobre ela, estimula o espírito de iniciativa e independência que leva a autonomia e ao autogoverno. Trata-se de “aprender a aprender”, onde a aquisição do saber assume maior importância do que o próprio saber.
JOHN DEWEY (1859 -1952) Presenciou momentos políticos e econômicos como o fim da Guerra Civil Americana, o desenvolvimento tecnológico, a Revolução Russa e a crise de 1929 que acabaram por influenciar sua filosofia educacional. Foi um dos principais contribuidores da divulgação dos princípios da Escola Nova. Defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual do homem.
EDMUND GUSTAV ALBRECHT HUSSEL (1859-1938) Filósofo, matemático e lógico mais importante e expressivo da fenomenologia. Segundo ele, tudo o que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente.
ESCOLA NOVA Desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. De acordo com alguns educadores, a educação deveria ser sustentada no indivíduo inteirado a democracia. A escola não era uma preparação para a vida, mas sim a própria vida.
MARIA MONTESSORI ( 1870- 1952) Ela propunha despertar a atividade infantil através do estímulo e promover a auto educação da criança colocando meios adequados de trabalho a sua disposição. Procurava desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o a vontade de aprender – conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos.
OVIDE DECROLY ( 1871 – 1932) Dedicou-se a experimentar uma escola centrada no aluno, e não no professor, que preparasse as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos destinados a sua formação profissional. Foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender.
ÉDUARD CLAPARÉDE (1873 – 1940) Defendia a necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento. Pregava pela Escola Ativa, na qual a educação se dá pela resolução de problemas: “Educação sobre a instrução”, pois atividade e não memorização é vetor de aprendizagem e dava importância à brincadeira e ao jogo.
ADOLPHE FERRIERE (1879 – 1960) Escola nova – baseado no respeito aos interesses e necessidades da criança e utilização de métodos ativo, desenvolvimento da autonomia, espírito crítico e cooperação.
HENRI WALLON (1879 – 1962) Educação integral, corpo e emoções (não apenas cabeça) na sala de aula. Desenvolvimento intelectual dentro da cultura mais humanizada.
JOSÉ ORTEGA Y. GASSET (1883 -1955) O pensador espanhol apresenta suas ideias pedagógicas contrapondo-as às ideias educacionais então vigentes. O problema da educação, nesse caso, é a eliminação, que significa a capacidade de o homem selecionar o que é essencial para sua vida. Para Ortega a ciência pedagógica não pode apenas abordar um tema, mas precisa instaurar uma postura crítica diante da situação sociopolítica e cultural alterando-a para melhor.
ANTON MAKARENKO (1888 – 1939) queria formar pessoas capazes de dirigir a própria vida, no presente, e a vida do país, no futuro. Concebeu um modelo de escola baseado na vida em grupo, na auto gestão, no trabalho e na disciplina.
ANTONIO GRAMSCI (1891 – 1937) À área pedagógica, Gramsci trouxe a discussão sobre a conquista da cidadania como objetivo da escola. Orientando a elevação cultural das massas, a intenção era livrá-las da visão de mundo que predispõe a aceitação da ideologia das classes dominantes.
CONSTRUTIVISMO é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.

JEAN PIAGET (1896 – 1980) O desenvolvimento cognitivo ocorrerá através de constantes desequilíbrios e equilíbrios. Os indivíduos assimilam as informações e depois as acomodam construção do conhecimento.

LEV VYGOTSKY (1896 – 1934) A criança se desenvolve através da sociedade, do meio em que vive. Se ela não aprende a culpa é do meio (professor). O meio influência o que ela aprende.

ANÍSIO TEIXEIRA (1900 -1971) No século vinte, na Primeira República começa a se processar uma diferenciação social, com o surgimento de uma reduzida classe média nos centros urbanos, que passou a pressionar por mais e melhor educação..
Anísio Teixeira é defensor de uma escola democrática, capaz de implantar na sociedade capitalista mecanismos aperfeiçoadores do sistema democrático e seus males; uma escola aberta a todas as classes, capaz de reconstruir a sociedade.
EXISTENCIALISMO A construção mais importante desta escola é sua ênfase na responsabilidade do homem sobre seu destino e no seu livre arbítrio. O existencialismo pressupõe que a vida seja uma jornada de aquisição gradual de conhecimento sobre a essência do ser, por esta razão ela seria a mais importante que a substancia humana.
CARL ROGERS (1902 -1987) Segundo Rogers, nas salas de aula o professor é um orientador que mostra a direção que o aluno deve tomar para alcançar o conhecimento. A tarefa do educador é facilitar o aprendizado, que o aluno conduz a seu modo.
DARCI RIBEIRO (1922 -1997) Darcy Ribeiro, se preocupava com a formação da população, estudou a evolução da sociedade. Acreditava que o progresso só é possível com o investimento na educação; propôs uma abordagem transformadora do país, que saísse da academia e repercutisse na realidade. Para isso, quis entender a formação do povo brasileiro e a evolução da sociedade nacional. Dedicou-se por dez anos a FUNAI, onde estudou os indígenas do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia. Mais tarde, como educador, fundou a Universidade de Brasília em 1962.
FLORESTAN FERNANDES (1920-1995), militava em favor do socialismo e não separava o trabalho teórico das suas convicções ideológicas. Buscava a democratização da sociedade por meio da ampliação do acesso da população à cultura e à pesquisa.
PAULO FREIRE (1921 – 1997) A ideologia de Paulo Freire é baseada na realidade, na vivência concreta do educando. São a partir das experiências no mundo, que Freire teve subsídios para adotar a melhor estratégia para efetivar o processo de ensino-aprendizagem.
EMILIA FERREIRO (1936) Teoria se baseia na forma de alfabetização, na leitura e escrita, a escrita se desenvolve junto com o conhecimento. Classificação dos alunos conforme sua leitura e escrita em períodos (silábico, pré silábico, silábico - alfabético), critica as cartilhas.
PÓS-MARXISMO: O marxismo entrou em uma espetacular crise nos idos das décadas de 60 e 70 do séc. XX, e ruiu enquanto ideologia política, enquanto visão de mundo e enquanto paradigma teórico, deixando um vazio imprevisível na vida cultural da Espanha, Itália e França. Talvez a vitrine francesa seja a melhor a exibir resumidamente o desastre.
EDGAR MORIN( 1921) percebeu que a maior urgência no campo das ideias não é rever doutrinas e métodos, mas elaborar uma nova concepção do próprio conhecimento. Ele propõe o conceito de pensamento complexo em lugar da simplificação e da fragmentação do conhecimento. O pensamento complexo tem como princípio a dialógica, isto é, provocar discussão, debate e diálogo.
MICHEL FOUCAULT (1926 – 1984) inspirou o espírito contestador dos jovens intelectuais que estavam em crise com marxismo e existencialismo nos anos 60, estando suas ideias ligadas à revolta estudantil de maio de 68.
Para ele, categorias como razão, método científico e até mesmo a noção de homem não são eternas, mas vinculadas a sistemas circunscritos historicamente. Não há universalidade nem unidade nessas categorias e também não existe uma evolução histórica linear.
PIERRE BOURDIEU (1930 – 2002) Contrário a tendência política neoliberal. Combativo, tornou-se ideólogo e símbolo dos protestos contra a globalização econômica e cultural no final do séc. XX. Para ele, a escola perdeu seu papel de instância “transformadora e democratizadora da sociedade” e passou a ser vista como uma instituição por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilégios sociais.
PSICOLOGIA COGNITIVA: O PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO Estuda os processos por traz da aprendizagem, o que está por traz do comportamento. Cada um aprende de forma diferente.
GARDNER (11/07/1943) Teoria das inteligências múltiplas, nem todas as pessoas têm os mesmos interesses e habilidades, nem aprendem da mesma maneira.
Tendo em vista isto, percebemos toda a evolução da educação através do tempo, bem como o desenvolvimento de diferentes teorias, nas diversas áreas do saber, que através da evolução vem servido de base umas para as outras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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FERRARI, Márcio. Antonio Gramsci, um apóstolo da emancipação das massas. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/apostolo-emancipacao-massas-423092.shtml>.

FERRARI, Márcio. Edgar Morin, o arquiteto da complexidade. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/arquiteto-complexidade-423130.shtml>.

FERRARI, Márcio. Florestan Fernandes, um militante do ensino democrático. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/florestan-fernandes-428160.shtml>.

FERRARI, Márcio. Karl Marx, o filósofo da educação. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/karl-marx-filosofo-revolucao-428135.shtml>.

FERRARI, Márcio. Michel Foucault, um crítico a instituição escolar. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/critico-instituicao-escolar-423110.shtml>.

FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml>.

FERRARI, Márcio. Pierre Boudieu, o investigador da desigualdade. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/pierre-bourdieu-428147.shtml>.

LOPES, Saulo. Paulo Freire: O caminho de um educador. Disponível em: <http://recantodasletras.com.br/discursos/1921855>.

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VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. Resenha de: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Resenha: O Pensamento de Foucault e suas contribuições para a educação.
PALMER. Joy A. 50 Grandes Pensadores. São Paulo: Contexto. 2005
ESCOLA. Revista. Grandes Pensadores – Vida e obras de educadores que fizeram históri, da Gráecia antiga até os dias de hoje. Vol. 2 Edição especial. São Paulo. Abril. 2005
Http://institutofederaleduca.blospot.com
GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógica. 8ª Edição. São Paulo: ABDR,2005.

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