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domingo, 19 de junho de 2011

I Seminário das Licenciaturas IF Farroupilha

Nos dias 1º e 02 de julho de 2011 acontecerá, na cidade de Santa Maria, o I SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO IF FARROUPILHA. O Campus de Santa Rosa estará representado pelos acadêmicos de Matemática. Alguns trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos estão sendo encaminhados à Coordenação do curso para apreciação, e se aprovados estarão exposos durante o Seminário. Um deles é o trabalho "Dando Conta à Matemática", desenvolvido pelos acadêmicos Leandro Boszko, Cristina Girotto, João Marcos Kaufmann, Leonara C. F. dos Santos Jantsch, Lori R. F. Machado Filho e Maurício da Silva Pinto, com a coordenação das professoras Analice Marchezan e Danielli Vacari de Brum. Neste trabalho - bem legal - buscamos mostrar a relação existente entre a matemática e a saúde. Esperamos poder mostrá-lo no seminário.

Nos vemos em Santa Maria!!!
Post by Leandro!

Desafio lógico!!!

Facim, Facim...
Responda em 10 segundos!!!
Uma garrafa com rolha custa R$ 1,10.
Se a garrafa necessariamente custa R$ 1,00 a mais que a rolha, quanto custa a rolha?
Post By Leandro!

sábado, 18 de junho de 2011

Juliane e Damares

TRABALHANDO COM INTERVALOS

Planejamento de aula – Fundamentos de
Matemática Elementar
Tema: Intervalos Matemáticos
Objetivos: Desenvolver o raciocínio rápido, utilizando a interdisciplinariedade.
                   Trabalhar a coordenação motora.
                   Incentivar o trabalho em grupo
                   Motivar a sustentabilidade, usando o reaproveitamento e a reciclagem.
                                  
Metodologia:
Data
Atividades:
1 – Jogo de bolão. Os alunos fazem duas equipes, cada componente joga uma vez, os intervalos representados nas garrafas derrubadas serão escolhidos pelos alunos para representar na reta. A garrafa que ele escolheu retira do jogo.
2 – Dessa forma eles irão construindo a reta numérica.
                                                       
Material:                                                                                                                                                         
   Folha sulfite
   Caneta colorida
   Fita colorida
   Tesoura

Juliane e Damares

TRABALHANDO COM INTERVALOS

Planejamento de aula – Fundamentos de Matemática Elementar
Tema: Intervalos Matemáticos
Objetivos: Assimilar as varias formas de representação dos conjuntos
                  Trabalhar a interdisciplinariedade, usando jogos para desenvolver o interesse                 do aluno pela matemática.
Metodologia:
Data
Atividades:
1 – Construir juntamente com os alunos um jogo de memória com as formas de representar os intervalos(notação de conjuntos, e notação de intervalos).
2 – Fazer grupos de 4 alunos e jogar desenvolvendo as habilidades tanto memorial, como de raciocínio.
3 – Copiar todos os intervalos no caderno e representar por reta numérica.
Material:
   Folha sulfite colorida
   Cola colorida
   Fita colorida
* Tesoura




Juliane e Damares

Momento Cultural - Ijuií
 Estamos certificados

Juliane e Damares

 Nossa colega Jaqueline e Amiga Fernanda
 Turma de Matemática no II CNEM E IX EREM
Juliane, Damares, Luis(alunos surdo do IF) e interprete

 Alunos do IF assistindo a nossa apresentação no dia da saúde, o trabalho era Libras e Números

Alguns materiais que são usados para ensinar matemática para alunos surdos
Juliane, Damares e Prof. Analice
Juliane, Damares e Cristina, em Ijuí

domingo, 12 de junho de 2011

Juliane e Damares

Matemática

A aprendizagem da Matemática consiste em criar estratégias que possibilitam 
ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas de modo 
a tornar-se capaz de estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e criar. Desse 
modo, supera o ensino baseado apenas em desenvolver habilidades, como calcular 
e resolver problemas ou fixar conceitos pela memorização ou listas de exercícios.
A ação do professor é articular o processo pedagógico, a visão de mundo 
do aluno, suas opções diante da vida, da história e do cotidiano.


[...] aprender Matemática é mais do que manejar fórmulas, saber fazer contas ou marcar x nas 
respostas: é interpretar, criar significados, construir seus próprios instrumentos para resolver 
problemas, estar preparado para perceber estes mesmos problemas, desenvolver o raciocínio 
 lógico, a capacidade de conceber, projetar e transcender o imediatamente sensível. (PARANÁ, 
1990, p. 66)




A efetivação desta proposta requer um professor interessado em desenvolverse intelectual e profissionalmente e em refletir sobre sua prática para tornar-se 
um educador matemático e um pesquisador em contínua formação. Interessa-lhe, 
portanto, analisar criticamente os pressupostos ou as ideias centrais que articulam 
a pesquisa ao currículo, a fim de potencializar meios para superar desafios 
pedagógicos.
Postado por Damares
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Juliane e Damares

O CÉREBRO

testes bem interessantes 









1º TESTE: 
Foi descoberto que o nosso cérebro tem um Bug. Aqui vai um pequeno 
exercício de cálculo mental !!!! Este cálculo deve fazer-se mentalmente 
(e rapidamente), sem utilizar calculadora nem papel e caneta!!! Seja 
honesto... faça cálculos mentais.... 
 
Tens 1000, acrescenta-lhe 40. Acrescenta mais 1000. Acrescenta mais 30 e 
novamente 1000. Acrescenta 20.. Acrescenta 1000 e ainda 10. Qual é total? 
 
.. 
 
(resposta abaixo) 
O teu resultado = 5000 
 
 
 
A resposta certa e 4100 !!!! 
 
Se não acreditar, verifique com a calculadora. O que acontece e que a 
sequencia decimal confunde o nosso cérebro, que salta naturalmente para 
a mais alta decimal (centenas em vez de dezenas). 
 
------------------------------------------------------------------------ 

 
 
 
2º TESTE: 

 
Rápido e impressionante: conte, quantas letras 'F' tem no texto abaixo 
sem usar o mouse: 
 
 
FINISHED FILES ARE THE RE- 
SULT OF YEARS OF SCIENTIF- 
IC STUDY COMBINED WITH 
THE EXPERIENCE OF YEARS 
 
Contou? Somente leia abaixo depois de ter contado os 'F'. 
 
 
 
 
 
OK? 
 
 
 
quantos??? 3??? Talvez 4??? 
 
 
 
 
 
.. .... 
 
 
 
 
 
 
 
Errado, são 6 (seis) -  Volte para cima e leia mais uma 
vez! A explicação está mais abaixo 
 
 
 
 
 
 
 
O cérebro não consegue processar a palavra 'OF'. 
 
Loucura, não? 
Quem conta todos os 6 'F' na primeira vez é um 'gênio', 3 é normal, 4 é 
mais raro, 5 mais ainda, e 6 quase ninguém. 
 
 
------------------------------------------------------------------------ 
 
 
 
O nosso cérebro é doido !!! 
 
De aorcdo com uma peqsiusa 
 
de uma uinrvesriddae ignlsea, 
 
não ipomtra em qaul odrem as 
 
Lteras de uma plravaa etãso, 
 
a úncia csioa iprotmatne é que 
a piremria e útmlia Lteras etejasm 
 
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser 
 
uma bçguana ttaol, que vcoê 
 
anida pdoe ler sem pobrlmea. 
 
Itso é poqrue nós não lmeos 
 
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa 
 
cmoo um tdoo. 
 
 
Sohw de bloa. 
 
 
Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua  mente leia 
corretamente o que está escrito. 
 
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 
M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R 
CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! 
NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 
N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O 
CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M 
PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R 
B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! 
P4R4BÉN5! 



Site: www.alibem.com.br





  

  
  
  










Juliane e Damares

DEFEM promoveu II Congresso Nacional de Educação Matemática(CNEM) e IX  Encontro Regional de Educação Matemática(EREM), com a seguinte temática: “A arte da invenção do professor e do aluno de matemática”, realizado nos dias 08 a 10 de junho de 2011, em Ijuí (RS).  Neste evento  participaram estudantes e professores de 15 estados e 2 países vizinhos. Nos acadêmicos(as) do Curso de Licenciatura em Matemática, juntamente com algumas professoras do Instituto Federal Farroupilha do Campus de Santa Rosa, também participamos. Tenho certeza que todos que participaram e interagiram neste Congresso tiveram um bom proveito, pois o evento teve atividades diferenciadas como Palestras, Comunicações Científicas, Relatos de Experiências, Minicursos, Pôsteres e Exposições de Materiais Didáticos. Com o objetivo de problematizar o processo de formação/invenção do professor e do aluno de matemática; questionar práticas que produzem os currículos de matemática, as ações em sala de aula, a distribuição dos tempos e dos espaços e os efeitos produzidos nos modo de ser, de conhecer e de constituição dos sujeitos; analisar técnicas de produção do professor e do aluno de matemática e intervir no processo de formação/invenção do professor e do aluno de matemática.
FOTOS REGISTRANDO ALGUNS MOMENTOS...






FOTOS REGISTRANDO ALGUNS MOMENTOS...

Juliane e Damares

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE
WINGEOM NO ENSINO DE
GEOMETRIA


 Minicurso coordenado pelas profesoras: Carise Elisane Schmidt e Marcia Regina Piovesan,  no II CNEM(Congresso Nacional de Educação Matemática) e IX EREM( Encontro Regional de Educação Matemática) em Ijuí, nos dias 07 a 10 de junho de 2011. No qual nos acadêmicas Damares e Juliane participamos, e achamos muito interessante. Estamos publicando no nosso blog para quem tiver interesse, vale a pena conferir, é um programa muito legal, para tornar as aulas de matemática (geometria) mais dinâmicas, e os alunos vão adorar.

 O QUE É: 
⇒ Uso de tecnologias da informação no
ensino de matemática
⇒ Softwares educacionais livres
⇒ Metodologia alternativa
⇒ Geometria dinâmica


WINGEOM:
Software de geometria dinâmica, de
domínio público, disponível para o
Windows e com versão em português.
http://math.exeter.edu/rparris/wingeom.html


RECURSOS BIDIMENSIONAIS DO WINGEOM:
⇒ Construções geométricas e analíticas (pontos, reta,
ângulo, circunferência, elipse,…)
⇒ Construções (divisão de segmentos e de ângulos,
paralelas, pontos notáveis num triângulo, circunferências
inscritas e circunscritas,…)
⇒Unidades (triângulos, polígonos, cônicas)
⇒ Transformações (translação, rotação, dilatação,
contração, reflexão,…)
⇒ Edições (legenda, realce, coordenada, cor, espessura,
estilo,…)
⇒Medidas (comprimento, perímetro, ângulo, área,…)
⇒Animações (individual, simultânea, traços,…)
⇒Movimentos (aproximar, afastar, girar,…)


RECURSOS TRIDIMENSIONAIS DO WINGEOM:
face, ângulo diedral, esfera, cone, tronco, cilindro, disco,…)
⇒ Construções (coordenadas relativas, alturas, cortes por
planos, intersecções,…)
⇒ Unidades (poliedros, superfícies, polígonos regulares,
cônicas,…)
⇒Transformações (translação, rotação, dilatação,…)
⇒ Edições (legenda, realce, coordenada, cor, transparência,
espessura,…)
⇒Medidas (comprimento, ângulo diedral, área,…)
⇒Animações (individual, simultânea, traços,…)
⇒Movimentos (aproximar, afastar, girar,…)